Foco nas metas

Percebo que, hoje em dia, as pessoas começam algo com um objetivo claro, mas logo se perdem e, com o tempo, nem sabem mais por que estão fazendo o que fazem. Notei esse comportamento ainda mais depois que me mudei para fora do Brasil. Muitas vezes, as pessoas deixam o país com um propósito, mas, ao enfrentarem alguma dificuldade, acabam abandonando esse objetivo e, assim, seguem por um caminho sem rumo.

Frequentemente, nos vemos presos em um trabalho de que não gostamos, que nos faz mal ou até afeta nossa saúde mental. Nessas situações, estamos tão envolvidos no problema que é difícil focar na solução. Quando o trabalho afeta sua saúde, física ou mental, é urgente buscar uma solução—seja procurando ajuda médica, conversando no trabalho sobre a possibilidade de mudar de área, se afastar ou, em casos extremos, até trocar de emprego.

Aqui na Inglaterra, o que mais vejo são pessoas frustradas por não trabalharem em suas áreas de formação. Para isso, é necessário estipular um plano, analisar o que é preciso e como se colocar à disposição dessas vagas. Mas há também pessoas como eu, que não fazem questão de trabalhar em sua área de formação. No meu caso, o foco é outro: quero trabalhar em algo que me remunere bem. Claro que, muitas vezes, esses trabalhos exigem mais esforço físico e mais horas trabalhadas, mas isso faz parte do meu objetivo.

Sempre que começo um trabalho novo, já tenho um plano mental de quanto tempo pretendo ficar e o que quero atingir com aquele trabalho. Isso me ajuda a não perder o foco quando me sinto cansada ou desmotivada, afinal, tenho meu objetivo bem claro. No entanto, é importante enfatizar que, mesmo com planejamento, imprevistos e mudanças de planos acontecem. Precisamos ser flexíveis e aprender a lidar com a frustração quando isso ocorre.

O exercício da roda da vida é uma excelente ferramenta para nos ajudar nesse processo. Gosto de fazer a cada seis meses para verificar se minhas ações estão alinhadas com meu objetivo e se estou descuidando de algum outro aspecto da minha vida em detrimento de outro.

Vou preparar um post para falar exclusivamente sobre a roda da vida. Caso tenham interesse, deixem suas dúvidas nos comentários.

Deixe uma resposta

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários