Rotina flexível

Desde que passei a dar mais importância à rotina, senti uma enorme diferença na minha qualidade de vida. Embora eu não seja resistente a mudanças, percebi que meu corpo precisa de uma rotina para funcionar bem. Qualquer alteração no meu dia afeta meu sono e até meu apetite. Sabendo disso, venho ajustando uma rotina que funcione para mim. Justo quando tudo parecia estar caminhando bem, surgiu uma oportunidade de trabalho irrecusável, mas que exigiria sacrificar um pilar importante da minha vida: a rotina.

Neste novo trabalho, preciso alternar meus horários de expediente. Durante a primeira quinzena do mês, trabalho de dia; na segunda quinzena, de noite. Sei que este trabalho não será para sempre, então decidi aceitar e desafiar a flexibilidade da minha rotina.

Quando comecei a me aprofundar no autoconhecimento, passei a consumir os conteúdos de uma ex-comissária de bordo que compartilhava suas experiências e conhecimentos essenciais para manter a vida nos eixos, mesmo com uma rotina extremamente complexa, já que cada dia ela estava em um país e fuso horário diferentes.

Foi a primeira vez que ouvi o termo “rotina flexível”, que nada mais é do que manter suas práticas habituais independentemente do horário ou lugar em que você esteja, seguindo sua rotina como um ritual. Tudo isso pode parecer um pouco confuso e maluco, mas vou te explicar como funciona na prática.

No meu caso, há dias em que começo a trabalhar às 6h da manhã, e outros em que estou chegando em casa para dormir às 6h da manhã. Uma loucura, eu sei! Mas como eu disse, será apenas por um tempo. Quanto à rotina flexível, o que faço é basicamente seguir as etapas que eu seguiria, independentemente do horário. Por exemplo:

Rotina do sono: Gosto de fazer uma refeição leve, tomar um banho, escovar os dentes, ler um pouco e me deitar.

Essa rotina eu consigo seguir independentemente do horário, mantendo o mesmo ritual, seja indo dormir às 22h ou às 6h. E isso podemos fazer com qualquer rotina que temos; as etapas são as mesmas, e isso ajuda meu corpo a entender o que vai acontecer a seguir. É como arrumar a cama assim que levantamos: eu arrumo a cama independente se são 5h ou 17h. Já virou um hábito. Ainda parece confuso? Vou compartilhar mais algumas rotinas que mantenho no meu dia para ver se faz mais sentido.

Rotina ao acordar: Arrumo a cama, abro as janelas do quarto, escovo os dentes, preparo algo leve para comer e deixo a casa pronta para o robô aspirador limpar.

Rotina antes de dormir: Carrego a máquina de lavar louça com tudo que pode ser lavado, organizo e limpo a cozinha, coloco todos os objetos no lugar, e deixo as roupas prontas na máquina (para que, ao acordar, eu só precise ligá-la). Gosto de dormir com a casa organizada para o dia seguinte.

Claro que essa rotina também varia entre os dias em que trabalho e os dias de folga, mas é assim que me organizo basicamente: sigo com minha rotina, independente do horário.

Espero que minha experiência possa ajudar quem esteja enfrentando alguma dificuldade para elaborar ou manter uma rotina. Deixe seu comentário para trocarmos experiências.