Acredito que muitos dos problemas que enfrentei ao longo da minha vida poderiam ter sido evitados se eu tivesse compreendido a importância do autoconhecimento. Em diversas situações, eu não soube me posicionar sobre o que queria ou simplesmente não tinha uma opinião formada, o que me colocou em circunstâncias desconfortáveis.
Hoje, já adulta, entendi a importância de tirar um tempo para realmente nos conhecermos, para entender em que somos bons e no que precisamos melhorar, e como tudo isso influencia nossa vida e as decisões que tomamos.
Há alguns anos, comecei a sofrer com crises de ansiedade, e em parte, foi por minha culpa, pois não soube dar um basta em toda a situação. Isso acabou tomando proporções gigantescas, cujas consequências colho até hoje, principalmente no âmbito profissional. Graças aos muitos cursos e mentorias voltadas para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que fiz, hoje consigo identificar os gatilhos para a minha ansiedade e traçar objetivos para evitar situações que possam desencadear ou potencializar esses sentimentos.
Realmente não entendo por que esse assunto não é mais difundido. O autoconhecimento deveria ser tratado nas escolas para preparar as crianças e jovens a enfrentarem situações inevitáveis. Além disso, ele nos ajuda a entender nossos pontos fortes e os que precisam de desenvolvimento, podendo orientar nossas escolhas, como na hora de decidir um curso universitário, evitando que tantas pessoas desistam no meio do caminho ao perceber que aquele curso não era o que buscavam.
Gostaria que todos pudessem vivenciar a transformação que estou experienciando, que pudessem se sentir mais confiantes em suas escolhas, mais fortes e firmes ao enfrentar situações desafiadoras ou desconfortáveis, e que tivessem coragem de ir atrás de seus sonhos, viajar sozinhos, e desfrutar da própria companhia. Às vezes nos sentimos inferiores, com medo ou inseguros, e tudo isso é normal. Mas, se soubermos o motivo e a razão pela qual estamos fazendo algo, isso nos trará coragem.
Quero compartilhar aqui algumas técnicas, exercícios e reflexões que têm me ajudado nesse processo. Se você está se sentindo perdido, inseguro, ou apenas quer se conhecer melhor e adquirir algumas técnicas de organização, continue acompanhando a minha jornada. Vamos juntos nesse movimento em busca do autoconhecimento… você não está sozinho!