Higiene do sono

Desde sempre, sofro com insônia. Lembro de ter dificuldades para dormir desde muito pequena, especialmente durante as férias, quando a rotina costuma ser mais relaxada. Eu sempre trocava o dia pela noite e assistia televisão até a programação acabar – não sei se ainda é assim. Durante minha infância, isso nunca foi um problema; pelo contrário, tenho ótimas recordações ao lado da minha avó assistindo Zorro durante as madrugadas.

Quando você se torna adulto, com o peso das responsabilidades e obrigações, a insônia passa a ter um peso diferente, pois sabemos o quanto aquelas horas a menos de sono nos farão falta durante o dia. Mas não tem jeito, de tempos em tempos, a insônia me “abraça”, e mesmo eu não querendo, ela insiste em permanecer ao meu lado, como uma velha amiga.

Desde que mudei do Brasil, todos os episódios de insônia que enfrento são realmente desgastantes na minha rotina, pois aqui na Europa eu trabalho muito mais horas do que costumava trabalhar no Brasil. No final do dia, sinto uma enorme falta de energia para realizar tarefas rotineiras, como preparar o jantar.

Ciente de todo esse impacto negativo, comecei a procurar informações sobre como lidar com a insônia e, em uma dessas buscas, me deparei com o termo “higiene do sono”, que me intrigou a pesquisar mais. Descobri que se trata de uma prática, ou seja, pequenos ajustes que podemos fazer durante o dia para garantir uma noite de sono de qualidade. Um exemplo é o uso de lâmpadas “quentes”, aquelas de cor amarelada. Essas lâmpadas fazem com que o ambiente fique mais aconchegante durante a noite, permitindo que o corpo perceba que já está anoitecendo e, em breve, será hora de dormir, começando assim a produzir os hormônios necessários para o sono.

Outra adaptação que fiz aqui em casa foi tomar um banho relaxante. Gosto de borrifar essência de lavanda, colocar uma luz violeta – optei por lâmpadas inteligentes com opções de cores em todos os ambientes – e ouvir uma playlist de músicas pop em versão instrumental clássica no Spotify (se tiverem interesse, posso compartilhar a playlist aqui). Ah, mas não deixo para tomar banho muito próximo do horário de dormir, pois, caso contrário, o banho tem o efeito contrário e perco o sono.

Existem muitos outros aspectos que você pode incorporar à sua rotina noturna que certamente trarão efeitos positivos à sua qualidade de sono. Você pode usar um abajur com lâmpadas quentes, caso não queira trocar todas as lâmpadas da casa, preparar um chá calmante para ajudar a relaxar, diminuir a exposição à televisão e videogames, que costumam nos deixar mais agitados… Muita coisa pode ser feita, mas apenas você saberá o que realmente pode te ajudar; é um excelente exercício de autoconhecimento.

Deixem aqui nos comentários se gostariam que eu compartilhasse mais sobre o meu ritual noturno. Assim, posso preparar um post mais detalhado.