Sabe quando você não consegue ter clareza nos pensamentos? Quando sente que sua mente está cheia ou exausta? Você sabe o que tem para fazer, mas não consegue executar nenhuma tarefa? Eu já passei por isso muitas vezes, e sabe o que me ajudou? Organizar minha vida e minha casa.
Eu sou o tipo de pessoa que não consegue viver bem na bagunça, não consigo ser produtiva ou criativa quando minha casa está um caos. Assim que acordo, gosto de organizar as coisas da casa, fazer tudo que tenho para fazer e, então, consigo tirar um tempo para mim. Claro, não posso ser hipócrita e deixar de reconhecer meus privilégios, pois conto com eletrodomésticos modernos que praticamente fazem o serviço sozinhos. Investi nesses equipamentos porque me conheço e sei o quanto do meu tempo era tomado para manter a casa em ordem. Isso não significa que você precise dos mesmos eletrodomésticos que eu, o autoconhecimento é um processo único, e você saberá em quais áreas da sua vida valerá a pena investir.
Mas voltando ao foco da nossa reflexão, acredito que o primeiro exercício que devemos fazer quando sentimos a mente cheia é visualizar ao nosso redor, especialmente no começo desse processo. Não adianta começar a montar uma organização do seu dia no Google Calendar se a sua vida está uma bagunça, você vai apenas perder tempo tentando estipular uma rotina que será difícil de seguir. Já cometi esse erro muitas vezes.
Às vezes, quando estamos no meio do “olho do furacão”, achamos que a melhor solução é uma rotina extremamente engessada, com horários programados de início e fim. Mas não é bem assim.
Muitas vezes, nossa vida está desorganizada e cheia de coisas por fazer. Não adianta fugir disso. Então, o que eu sugiro é: organize sua casa, seu quarto, faça uma lista com as tarefas que você precisa executar, por ordem de prioridade. Você pode fazer essa lista no bloco de notas do celular ou em papel, se isso funcionar melhor para você. O ideal é conseguir marcar cada atividade como “feito” ou riscar no caso das listas feitas no papel. Tente não executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, pois isso pode fazer com que você perca o foco e, no final, se sinta desmotivado se não conseguir concluir nenhuma tarefa.
Comece com atividades simples, como arrumar a cama, guardar ou lavar a louça, guardar as roupas no armário, e vá progredindo para atividades mais complexas, de acordo com suas prioridades. Aos poucos, algumas dessas atividades se tornarão rotineiras e você não precisará mais despender energia mental para executá-las.
Experimente fazer esse exercício e veja se ele traz benefícios para sua vida. Compartilhe aqui nos comentários as suas experiências, vou adorar saber!